Superintendente de Comunicação Social

Eugênio Bucci

Graduado em Direito e em Comunicações pela USP, é jornalista e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade. Foi repórter, editor, diretor de revistas, secretário editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007) e superintendente de Comunicação Social da USP (2016-2018). Atualmente, é coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em convênio com o CGI-NIC.br, e pesquisador do C4AI.

Atua como colunista e articulista em veículos como Veja, ÉpocaFolha de S. Paulo e Jornal do Brasil há cerca de 30 anos. Desde 2008, assina artigos quinzenais na seção “Espaço Aberto”, do jornal O Estado de S. Paulo. Recebeu prêmios acadêmicos e jornalísticos, entre eles o Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente (2011), “Excelência Jornalística 2012”, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e o Prêmio Esso, em 2013, na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM (edição brasileira da Columbia Journalism Review).

Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, “A Forma Bruta dos Protestos”, “Existe democracia sem verdade factual?”, “A Superindústria do Imaginário” e “Roberto Marinho”. Integra conselhos em instituições públicas e privadas.