Pró-reitor de Pesquisa

Sylvio Roberto Accioly Canuto

É professor titular do Instituto de Física (IF) da USP desde 1994. Obteve seu doutorado em 1979 pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto e chefe de departamento em quatro mandatos, sendo três no IF e um ainda durante sua vinculação à Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor titular (1989-1993). É pesquisador 1A do CNPq, autor ou coautor de mais de 275 artigos publicados em revistas indexadas de circulação internacional, membro do corpo editorial de diversas revistas internacionais e editor do periódico Spectrochimica Acta A (Elsevier). Trabalha na área de Física de Muitos Corpos e Simulação Computacional e Espectroscopia de Moléculas em Meios Complexos (líquidos, fluidos supercríticos e ambiente de proteína).

Coordena e coordenou diversos projetos científicos e tem atuado como avaliador de projetos e prêmios internacionais destacando-se o International Committee for the Unesco-L’Oréal Prize For Women in Science (2010-2017) e Assessoria Oficial ao Nobel Committee for Physics and Chemistry referente ao Prêmio Nobel de Química de 2013. Foi coordenador da área de Física e Astronomia na Capes (2011-2018) e membro do Conselho Superior da Capes, representando o Conselho Técnico Científico da Educação Superior.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e da The World Academy of Sciences. (TWAS). É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Acesse: Pró-Reitoria de Pesquisa