Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani)

Sergio Persival Baroncini Proença

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1978), Mestrado em Engenharia de Estruturas (1981) e Doutorado em Engenharia de Estruturas, ambos pela USP, e Pós-Doutorado pelo Instituto Politécnico de Milão (1991). Obteve o título de professor livre-docente (1997) e, em janeiro de 2004, foi aprovado em concurso para professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Desenvolve projetos e mantém estreitas colaborações em pesquisa com o Instituto Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos), o Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal), a Universidade de Swansea (País de Gales), o Laboratório de Mecânica e Tecnologia da Universidade de Paris Saclay (França) e a Universidade de Chongqing (China).

Na EESC, foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas e, posteriormente, coordenador de Pesquisa e chefe de Departamento. Também foi coordenador de Pesquisa, presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), do Centro EESC de Inovação e vice-diretor.

Na gestão universitária, participou de diferentes Comissões de Avaliação: foi presidente da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) – Engenharia Civil – por dois ciclos e, mais recentemente, do Grupo de Trabalho sobre Carreira e Atividades Docentes e da Câmara de Atividades Docentes (CAD) da Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

AcesseAgência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional