Coordenador Executivo do Gabinete do Reitor

Edmilson Dias de Freitas

Formado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996), concluiu o Mestrado em 1998 e o doutorado em Meteorologia em 2003, pela USP, com estágio sanduíche na Colorado State University (EUA).

É professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, atuando na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada. Suas principais linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de modelos atmosféricos de previsão de tempo e a aplicação destes em estudos de qualidade do ar ou impactos ambientais. Em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é um dos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do modelo BRAMS, tendo implantado um módulo fotoquímico simplificado (SPM) que opera juntamente com a parametrização urbana (TEB), também introduzida no modelo pelo pesquisador.

Participou do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas como autor colaborador, junto ao Grupo de Trabalho-1 (GT1) “Base Científica das Mudanças Climáticas”, sendo um dos coautores do capítulo 8, “Avaliação de Modelos Globais e Regionais Climáticos”.

Coordenou importantes projetos de pesquisa com financiamento público e privado, tendo recebido, com seu grupo de pesquisa, alguns prêmios importantes, como o Prêmio Péter Murányi de Ciência & Tecnologia (2019) e o Prêmio AEA de Meio Ambiente (2021).

No IAG, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (2006 a 2009), presidente da Comissão de Pós-Graduação (2009 a 2016), chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas (2017 a 2019) e, atualmente, é presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (2021 a 2023).

Também foi coordenador da Câmara de Normas e Recursos (2013 a 2016) e assessor Acadêmico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (2016 a 2017). Foi, ainda, coordenador do Grupo de Trabalho Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias Veiculares e Emissões (PCVE), junto à Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).