Serviço de Informação ao Cidadão – USP

O SIC-USP está vinculado ao Portal da Transparência da Universidade e tem a função de buscar e garantir o acesso a documentos e informações  pré-existentes ou de produção imediata, relacionados à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitações, contratos administrativos, etc, com base na Lei 12.527/2011. 

Acesse as Perguntas Frequentes e caso não encontre as informações que precisa, utilize um dos canais disponíveis abaixo e faça o seu pedido de acesso de forma clara, especifica e objetiva.

Acesse e preencha o formulário digital.

Somente para pedidos de acesso com base na Lei 12.527/11.

Ligue para (11) 2648-0333

De segundas a sextas-feiras, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Atendimento Presencial

Rua Do Anfiteatro, 181 – Favo 14 – Butantã, São Paulo/SP – Brasil

De segundas a sextas-feiras, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Atendimento por Correspondência

Envie o pedido de forma clara e específica para:

Serviço de Informação ao Cidadão

Rua Do Anfiteatro, 181 – Favo 14 – Butantã, São Paulo/SP – CEP 05508-060

SIC em Números

Dados estatísticos relativos aos períodos de 2021 e 2022.

Em 2021, com a  Rede SIC já consolidada no âmbito da Universidade, observou-se uma maior conscientização sobre o tema transparência junto a comunidade USP e a sua aplicação. Isso facilitou o trâmite dos pedidos com diminuição do tempo de resposta.  

Relatório de Atendimento Simplificado (2020-2)

Relatório de Atendimento Simplificado (2021)

Relatório Estatístico do Atendimento (2020-2021)

Recebemos um total de 555 pedidos de acesso em 2022, onde 94,5% foram atendidos em até 20 dias, conforme determinado no Art. 11, §1 e §2 da Lei de Acesso à Informação (12.527/11). 

A Unidade mais solicitadas no período foi a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com 19 pedidos, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) respondeu 11 demandas e a Faculdade de Medicina (FM) atendeu 10 pedidos de acesso. Leia a íntegra do relatório dos atendimentos realizados no período.

Análise de dados – Atendimentos em 2022

Relatório de Atendimento Simplificado (2022)

Relatórios de Atendimentos dos anos anteriores

Treinamentos

1º Treinamento da Rede SIC-USP (2021)

O treinamento foi elaborado para atender às dúvidas dos membros da Rede SIC, apresentação do Portal da Transparência (transparência ativa), Serviço de Informação ao Cidadão (transparência passiva) e apresentar a diferença entre as normas de acesso aos documentos públicos e os desafios das Lei Geral de Proteção de Dados.

Ouvidoria Geral da USP como agente de monitoramento do SIC-USP, pela Prof. Dra. Maria da Graça B. de Carvalho, Ouvidora Geral

Documentos Públicos: Legislação e normas para o Acesso, por Dr. Regis Lattouf, Procuradoria Geral da USP

Transparência Ativa e o Portal da Transparência, por André Serradas, Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA)

Sistema SIC-USP e a Transparência Passiva – Passo a Passo do pedido de acesso, por Margarete Grande – Serviço de Informação ao Cidadão da USP

Proteção de Dados e os desafios da Universidade de São Paulo, pela Profa. Dra. Ana Carla Bliacheriene, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Clique aqui e assista ao treinamento na íntegra.

Perguntas e Respostas levantadas durante as apresentações.

Fluxo de Acesso: do pedido à 3ª instância

Acesso à Informação – passo a passo

Para informações ou dúvidas relativas aos  cursos, formas de ingresso, eventos e serviços oferecidos pela Universidade, utilize o Fale com a USP

Se o seu problema ou reclamação não foi atendido em órgão competente da Universidade, contate a Ouvidoria Geral da USP

Adicione o texto do seu título aqui